MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

A respeito do "Anônimo" que postou comentários no quijingue.com sobre a ficha de Acompanhamento Pedagógico, sendo ela como "Avaliação do Desempenho". Respondo:
As fichas são de Acompanhamento Pedagógico. NÃO, por nenhuma hipótese, são de Avaliação do Desempenho. Saiba que para instituir no município "avaliação de desempenho" precisa-se de uma lei que crie, que legitime a comissão, que estabeleça os critérios da avaliação e que também deixe claro como os mesmos acontecerão nas diferentes escolas do município, além de outros pontos relevantes da AD (avaliação do desempenho).
O idealizador da ficha foi o professor, doutor em sociologia da educação, consultor da Secretaria de Educação da Bahia indicado pela atual ministra Dilma Russef, e também ex-secretário de Educação de Minas Gerais, João Batista dos Mares Guia, educador de renome internacional. Atualmente Muitas escolas utilizam por completo ou adaptam seus métodos de ACOMPANHEMENTO PEDAGÓGICO. Seus estudos também aconteceram em diversos países inclusive em Portugal, alias país que, segundo ele, influenciou bastante em seus estudos.
Professor João Batista Mares Guia, ministrou uma palestra na cidade de Serrinha nos dias 19 e 20 de março de 2009, sobre: “Gestão de Sistemas de Ensino e Gestão Escolar como Ambiente de Aprendizagem” orientando as secretaria municipais de educação e as escolas para que implantassem e ou adaptassem essa tais fichas.
Não posso acreditar que um vocábulo digitado para o português Lusitano, possa ser prova irrefutável de alguma coisa. Todos que tenham um pouco entendimento de computação sabem que se o teclado tiver configurado para o PT e não para o BR, automaticamente, após um “enter” ele fará a correção para a configuração atual do teclado.
Sendo assim, peço ao nobre colega "Anônimo" que observe atentamente que não se trata exatamente da mesma ficha. As que se encontram no site Scribd, também são do mesmo educador/autor. As implantadas nas escolas de 5ª a 8ª séries foram adaptada pelo Coordenador Ricardo Oliveira de Carvalho, apesar de ser do mesmo autor, é diferente.

É sabido que muitos dos nossos professores não estão preocupados com quais fichas serão acompanhados. Pois a grande maioria deles é responsável, dedicado, faz seus planejamentos, participa das reuniões pedagógicas, entrega as notas e as atividades em tempo hábil, opina e realiza projetos, assim sendo, indago: que mal essa ficha fará para esses professores?

Aos meus colegas professores afirmo que essa ficha Não se trata de Avaliação de Desempenho, no entanto essa ficha poderá contribuir quanto aos seus registros casos a comissão a ser criada por lei entenda pertinente.
No passado existia o acompanhamento pedagógico sistemático, muitos docentes reclamavam que não tinham acesso e não sabiam sobre os registros observados pelos coordenadores. Nas fichas atuais de Acompanhamento Pedagógico, tanto coordenador quanto o professor acompanhará o preocesso.


Ricardo Oliveira de Carvalho.

5 comentários:

O Colégio CEDLEM tbm vai trabalhar com Portfólio.

Isso colega, é uma tendência em muitas escolas o acompanhamento pedagógicos. Sabemos que muitos docentes que não trabaham correto são resistentes a essa implantação. Mais é preciso.

Parabéns professor Ricardo! Muito Boa explicação!! Agora ficou clara q intenção da Secretaria, eu estava procupada, pq ficou parecendo q queriam nos prejudicar, mas já vi q ñ há motivos para pânico.

"Eita" que a explicação dos erros de digitação engasgou. Preciso de farinha.

Amigo, leia:
Observe atentamente que não se trata exatamente da mesma ficha. As que se encontram no site Scribd, também são do mesmo educador/autor. As implantadas nas escolas de 5ª a 8ª séries foram adaptada pelo Coordenador Ricardo Oliveira de Carvalho, apesar de ser do mesmo autor, é diferente.

Observe a palavra adaptada. Faça uma análise do discurso e reflita.
Abragos.

Postar um comentário