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O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

Os debates entre Teoria e Prática são infindáveis, pois os defensores da prática alegam que a teoria é pouco efetiva, uma vez que sua aplicação é sujeita a condições específicas e particulares; por outro lado, os defensores da teoria alegam que os conceitos são as verdadeiras fontes do saber e conhecimento. Os argumentos utilizados por aqueles que defendem o pragmatismo e os teóricos são fortes, consistentes, providos de lógica e amparados por vivências e valores pessoais, talvez por isto, estes posicionamentos se mostrem tão parciais.
As respostas a estes embates podem ser embasadas nos estudos acerca das teorias do filósofo e professor norte-americano John Dewey (1859-1952) e de seu seguidor (orientando em seu doutoramento), Donald Schön (1930-1997), acerca do Professor Reflexivo. Segundo Dewey, o aprendizado só ocorre quando se há uma situação de problema real para se resolver, e com base nos conhecimentos teóricos e na experiência prática é que se pode solucionar o problema, através de cinco fases: caracterização da situação problemática, desenvolvimento da sugestão, observação e experiência, reelaboração intelectual e verificação dos resultados. A fase mais relevante neste processo é a reelaboração intelectual, pois se caracteriza pela formulação de novas idéias, cuja riqueza é diretamente proporcional aos conhecimentos, vivência e experiência da pessoa.
O Professor Reflexivo deve efetuar o coaching de seus alunos, auxiliando-os a “aprender a pensar”, com base em seus conhecimentos e experiências, para tanto pode estimular o raciocínio dos estudantes através de perguntas, questionamentos, apresentações de premissas (verdadeiras e falsas), simulações e debate de conclusões. Neste enfoque, o aluno deixa de ser o “objeto” de ensino do professor, e passa a ser o “sujeito” de seu aprendizado. Intencionalmente, o termo coaching não foi traduzido para o português, representando em língua inglesa aquele que lidera, treina, ensina, monitora, acompanha, incentiva e encoraja.

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