MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

Ao contrário do que se pensa a Avaliação da Prendizagem não se dá exclusivamente dentro dos muros das escolas. Aliás, nesse mundo cheio de tecnologia e de várias informações é cada vez mais comum a aprendizagem acontecer fora desses instituições.
Partindo desse pressuposto é sabido que as avaliações exprimem um papel cada vez mais relavente para o conhecimento. Mas o que será mesmo avaliação? Para que serve a avaliação? Como se deve Avaliar? Para que avaliar? Avaliar é fazer provas, testes, exames? Os questionamentos são muitos e suas respostas são em devidas proporções também muitas.

Estado, Igrejas, Sociedade, Escola, aluno e professor sistematizam nas avaliações diferentes conceitos, talvez aí resida um fato, digo: o conflito de não se ter uma definição de avaliação e sim, conceitos. Porém, existe um ponto que julgo crucial e importante nessa problemática é a consciência que devemos entender a Avaliação como meio de aprendizagem do conhecimento e não de conteúdo. Digo isso por uma razão bem simples, não se pode ter conhecimento sem conteúdo. VASCONCELOS (2003) diz " o que se vê nas escolas é um tipo de avaliação autoritária com aquele cunho de apenas punir e não intervir para melhorar".

Essas práticas são os confrontos e ou conflitos existentes entre a pedagogia tradicional versus a pedagogia renovada, nova, restruturada. Fazer um autorreflexão, ou seja, ser professor reflexivo continuamente é a chave e o portal para mudar alguns paradigmas das avaliações vigentes.



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