MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

Na era das múltiplas pedagogias renovadoras que apontam para a mudança das ultrapassadas práticas das avaliações punitivas, ainda é evidenciado em pleno século XXI, o que chamo de pedagogia excludente com o mesmo cunho das avaliações. Os profissionais graduados, pós-graduandos, ou seja, sabedores dos reais motivos de uma pedagogia que busque quebrar os paradigmas dessa avaliação da aprendizagem, ainda sentem medo de mudar sua prática e consequentemente se apegam ao tradicional MÉTODO de avaliar por se sentir incapaz e por causar susto em todos nós.

A cada ano milhares de professores e estudantes enfrentam várias avaliações em forma de provas, testes e outros tradicionais instrumentos de verificação de aprendizagem. Destes alunos e professores poucos são os que se encontram livres do temor destas averiguações, por conseguinte muitos sofrem de AVALIAFOBIA.

O medo da avaliação é um sentimento parecido com a depressão, contrariedade, raiva, tristeza, resignação, ira, piedade, gratidão, alegria, orgulho e outros. São sentimentos que emergem dos relacionamentos pessoais do cotidiano e influenciam nossos pensamentos, vivência e a relação com demais pessoas de nosso convívio. Comparando ao medo de ser avaliado, está a necessidade de se expor em público, pois essa é outra situação que apavora, à semelhança da sala de aula quando o professor coloca o aluno sob testagem.

0 comentários:

Postar um comentário