MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

A cada novo texto que escreve sobre Educação, o economista Gustavo Ioschpe reafirma sua oposição a uma boa parcela dos professores do ensino público, profissionais por ele considerados (são palavras suas) "picaretas", "cínicos", "resignados", "acomodados" e "preguiçosos".

O problema da falta de qualidade no ensino das escolas públicas residiria sobretudo nesse tipo de professor. E seriam invenções da mitologia esquerdista/sindicalista, bem como de pesquisadores "uspianos", fantasmas como o baixo salário dos docentes, condições precárias de trabalho, baixo investimento, indisciplina dos alunos, desinteresse dos pais etc. Nada disso, porém (supondo-se que reais ou relevantes esses fantasmas fossem), nada disso impediria que professores competentes, honestos, arrojados, ativos e laboriosos dessem à educação brasileira um rosto finlandês ou coreano do sul.

Em um de seus artigos ou notas mais recentes, "Saúde dos médicos e professores", faz a analogia:

"Se algum médico deixasse um paciente morrer por não saber administrar massagem cardíaca ou não conseguir debelar uma simples infecção com antibióticos, e tentasse justificar suas falhas se dizendo deprimido ou estressado, ou reclamando da falta de cooperação do paciente, provavelmente levaria uma porrada dos familiares do morto e uma reprimenda do seu hospital. Quando a nossa população tiver essa mesma indignação com os professores que não conseguem, por exemplo, alfabetizar (o SAEB de 2003 revelou que 55% dos alunos de 4ª série são praticamente analfabetos. 55%! Na 4ª série!!), e culpam sua saúde ou os próprios alunos pelo seu fracasso, tenho certeza que daríamos um salto gigantesco na qualidade do nosso ensino."

0 comentários:

Postar um comentário