MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

Onde está escrito que Funcionário do cartório de Quijingue é irresponsável? Será que o texto não se referia as ações do funcionário do Cartório?

(...)”institui por própria (ir)responsabilidade senha de atendimento”.

Responsabilidade. Do lat. responsabilitas, de respondere = responder, estar em condições de responder pelos atos praticados, de justificar as razões das próprias ações. A capacidade de assumir responsabilidades e de a elas se obrigar, é um dos traços mais característicos da condição humana, ao menos na sua idade adulta. Esta responsabilidade tem que ver com a liberdade e portanto com a possibilidade de escolher entre o bem e o mal, levando cada homem a assumir de forma consciente a autoria do seu agir em todas as suas conseqüências. A responsabilidade e a liberdade têm, por sua vez, que ver com a racionalidade do homem, a qual exemplarmente se manifesta não só ao nível do agir como ao nível do dizer. O homem é concomitantemente racional, livre e responsável.
Em outras palavras o homem é naturalmente responsável, o que o difere são as ações por ele direcionadas e ou praticadas. Logo um homem sem ação será sempre responsável, a AÇÃO que faz dele diferente.
Vamos entender um pouco do Discurso e o Interdiscurso?

O discurso é de natureza tridimensional. Sua produção acontece na história, por meio da linguagem, que é uma das instâncias por onde a ideologia se materializa. Por isso, os estudos lingüísticos tradicionais não conseguem abarcar a inteireza de sua complexidade.
Como o discurso encontra-se na exterioridade, no seio da vida social, o analista/estudioso necessita romper as estruturas lingüísticas para chegar a ele. É preciso sair do especificamente lingüístico, dirigir-se a outros espaços, para procurar descobrir, descortinar, o que está entre a língua e a fala (FERNANDES, 2005, p. 24).
Para a Análise do Discurso, o discurso é uma prática, uma ação do sujeito sobre o mundo. Por isso, sua aparição deve ser contextualizada como um acontecimento, pois funda uma interpretação e constrói uma vontade de verdade. Quando pronunciamos um discurso agimos sobre o mundo, marcamos uma posição - ora selecionando sentidos, ora excluindo-os no processo interlocutório.
Por isso, é muito comum pessoas também comuns e os seus “estudos lingüísticos tradicionais e comuns” não conseguirem abarcar a inteireza de sua complexidade de um texto, perdoe-me por exigir de mais.

Ricardo Oliveira

Você está pensando em que? Em nada. Você já ouviu como resposta de alguém que, teoricamente, parecia pensar em alguma coisa essa resposta, não já? Não consigo como alguém tem a cara de pau de dizer que não pensa ou pensou em nada.
Afinal, o que é o NADA?
Primeiro, eu diria que o nada é, por definição, o que não existe. Mas, podemos falar sobre o que não existe sem incorrer em contradição. Ilustro: quando falamos de um personagem fictício, literário no caso de Romeu, não pensamos que ele exista, tenha existido ou porventura existirá. Consequentemente, quando dizemos "não há minotauros", não afirmamos que minotauros existam pela simples razão de termos podido enunciá-los, mas que não há, na realidade, tal coisa. Mas como posso pensar em nada se eu mesmo sou alguma coisa? Como pode pensar em nada a parir de alguma coisa? Nada é nada.

Poesia
O que seria o nada?
O nada é nenhuma coisa,
é o vazio, o branco...
O nada é algo inexistente,
a parada, o espaço...
O nada é sem som,
sem imagem, sem tudo,
sem o vácuo, sem o transparente...
Pronto nada de explicações...
Nada de coisa que são nada.
Afinal, nada, nada mais é que o nada.
Aposto que você não entendeu nada.
Isso que você entendeu é o nada.

Autor: nada, desconhecido.

Um dia peguei um taxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa, quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente. O taxista pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz!
O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente. Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigável.
Indignado lhe perguntei: 'Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!'
Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de "A Lei do Caminhão de Lixo."
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, traumas e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente. Isto não é problema seu!
Apenas sorria, acene, deseje-lhes o bem, e vá em frente. Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, EM CASA, ou nas ruas. Fique tranquilo... respire E DEIXE O LIXEIRO PASSAR.
O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragarem o seu dia. A vida é muito curta, não leve lixo. Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustações.
Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem.

A vida é dez por cento o que você faz dela e noventa por cento a maneira como você a recebe!

Autor desconhecido.

Caros conterrâneos Quijinguense, todos nós somos sabedores da falta de muitos serviços públicos essenciais A POPULAÇÃO em nosso município. Como se não bastasse, agora não teremos mais CARTÓRIO DE REGISTRO na cidade de Quijingue. Aliás temos o cartório, mais faltam os serviços essenciais. Alguns dos poucos cidadãos que acordarem cedo, entre 4 e 5 horas da manhã, isso segunda e de terça-feira, poderão, se forem os vinte primeiros, ter alguns serviços realizados.

O que mais me deixa chocado é vê que um cidadão, que agora Substitui a senhora Vera Lúcia, que está em merecidas férias, o servidor público de nome Arnaldo Cavalcante, que recebe seus vencimentos em dia para prestar um serviço de qualidade a população, institui por própria (in)responsabilidade senha de atendimento. Ou seja, o cidadão que quer apenas autenticar um documento, serviço que não leva mais de 1 (um) minuto, agora precisa acordar 4 horas da amanhã e torcer para ser um dos 20 primeiros. Isso é um absurdo, devemos dá um basta a esta situação.

População Quijingue, se revolte contra isso, não é possível um servidor público trabalhar somente segunda e terça-feira até meio dia com uma quantidade mínina de pessoas atendidas nesses dois dias.


Ricardo Oliveira de Carvalho

Não é de hoje que se fala que o exercício físico faz bem ao corpo. Dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde revelam que a hipertensão tem avançado no Brasil - passou de 21,5% da população em 2006 para 24,4% no ano passado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no entanto, os números já chegam a 30% em todo o país.

- Além de comer cinco porções de frutas ao dia, iria propor fazer sexo cinco vezes ao dia - brincou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão , completando:
- Dancem, façam sexo, mantenham o peso, mudem o padrão alimentar, façam atividades físicas e, principalmente, meçam a pressão arterial regularmente.


Em uma cidadezinha do interior havia uma figueira carregada dentro do
cemitério. Dois amigos decidiram entrar lá à noite (quando não havia
vigilância) e pegar todos os figos.
Eles pularam o muro, subiram a árvore com as sacolas penduradas no ombro e
começaram a distribuir o prêmio
- Um pra mim, um pra você.
- Um pra mim, um pra você.
- Pô, você deixou esses dois caírem do lado de fora do muro !
- Não faz mal, depois que a gente terminar aqui pega os outros.
- Então tá bom, mais um pra mim, um pra você.
Um bêbado, passando do lado de fora do cemitério, escutou esse negócio de
'um pra mim e um pra você' e saiu correndo para a delegacia.
Chegando lá, virou para o policial :
- Seu guarda, vem comigo! Deus e o diabo estão no cemitério dividindo as
almas dos mortos!!!
- Ah, cala a boca seu bêbado, vá dormir !
- Juro que é verdade !!! Vem comigo !
Os dois foram até o cemitério, chegaram perto do muro e começaram a escutar...
- Um pra mim, um pra você.
O guarda assustado:
- É verdade ! É o dia do apocalipse ! Eles estão dividindo as almas dos
mortos ! O que será que vem depois ?
- Um pra mim, um pra você. Pronto, acabamos aqui. E agora ?
- Agora a gente vai lá fora e pega os dois que estão do outro lado do muro...
- CoooooRRRReeeee...Poooooorrrrrra !!!


autor desconhecido

Não é de hoje que esses padres maníacos exploram crianças. Ao longo do tempo a Igreja católica foi acusada de vários crimes. A última agora foi esta inacreditável declaração feita terça-feira, em Santiago do Chile, pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, o segundo homem na hierarquia da Igreja:
“Muitos psicólogos e psiquiatras demonstraram que não há relação entre celibato e pedofilia, mas outros demonstraram que há entre homossexualidade e pedofilia”.
De onde ele tirou isso? Quais psicólogos e psiquiatras chegaram a esta conclusão? E o que leva membros do clero à homossexualidade?
Mesmo sem ser um estudioso do assunto, qualquer leigo pode concluir que é mais provável o celibato levar à homossexualidade, ao obrigar homens e mulheres a conviverem unicamente com pessoas do mesmo sexo nos conventos e seminários. Mas de onde este cardeal foi tirar a ligação entre homossexualidade, uma orientação sexual, e pedofilia, um crime hediondo, em qualquer lugar do mundo?
Em pleno século 21, o celibato obrigatório na igreja é uma das maiores aberrações e hipocrisias que ainda resistem ao tempo de mudanças em que vivemos. Setores cada vez mais amplos da própria Igreja são contra esta instituição, que não está em nenhum lugar das escrituras sagradas, mas têm receio de se manifestar publicamente contra um dogma defendido pelo papa Bento 16, o mais retrógado e autoritário chefe da Igreja dos tempos modernos.
O prório Bento 16 já foi denunciado pela imprensa americana, com a revelação de documentos do Vaticano, por ter acobertado ao menos dois casos de pedofilia, quando ainda comandava a Congregação para a Doutrina da Fé, na época responsável pela expulsão da Igreja do frade brasileiro Leonardo Boff.
As denúncias crescem em progressão geométrica desde que foi aberta uma linha telefônica, em março, na Alemanha, terra natal do Papa, para receber denúncias anônimas por vítimas de pedofilia. Quase 15 mil denúncias foram feitas em apenas uma semana, o mesmo número de um relatório da Igreja Católica na Irlanda, publicado no ano passado, segundo informa a repórter Luciana Coelho, da Folha, em Genebra.

Por essas e outras que sou seguidor da religião RICARDISTA, um só membro.
Por Ricardo Oliveira



PUXAR A BRASA À SUA SARDINHA
Quem nunca ouviu, viu alguém utilizando dessa frase? Ou poruqe não dizer desse ditado, ou melhor ainda, desse jargão? Essa prática é tão comum que no dia-a-dia acontece entre nós e nem as percebemos. É facilemte desenvolvidas nas conversas com amigos, nas profissões, na política ou em casa entre os nossos familiares.
Quem dessas pessoas que nesse momento de leitura nunca quis o melhor para si? Querer o melhor para sí mesmo é uma construção pessoal, sendo ela profissional ou não. O problema está na forma em que muitos desses seres humanos utilizam para seu próprio "crecimemnto".

Antes é bom entender que muitos conseguem, digo: confundem ao serem PUXA-SACO.
A expressão puxa-saco começou a ser usada na gíria militar. Os oficiais não colocavam suas roupas em malas, mas em sacos durante as viagens. Mas quem carregava, obedientemente, a bagagem para cima e para baixo eram os soldados. Puxar esses sacos virou sinônimo de subserviência. E o puxa-saco passou a definir todos que bajulavam superiores ou qualquer outra pessoa.

E para quem não sabe, puxa-saco tem até dia, comemorado, informalmente, em 20 de dezembro. É o dia limite para o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Dizem que, nessa data, todos os puxa-sacos saem na surdina pelas ruas à procura do presente de Natal dos respectivos chefes.


Por isso, antes de ser demagogos é bom fazer uma autorreflexão sobre o que se fez, o que se faz e o que possvelmente um dia fará. Assim, ser coerente é ser o "mesmo" independente da sitaução, seja da direita, esuqerda, oposição ou situação. Não pode se auto intitular democrático, alguém que pensa diferente na mesma proporção da sua situacionalidade, em outras palvras, tá bom porque está inserido, tá ruim porque está excluido.

O Governo Brasileiro instalou um sistema de medição e controle de abalos sísmicos no país.
O Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar em funcionamento, já detectou que haveria um grande terremoto no Nordeste. Assim, enviou um telegrama à delegacia de polícia de Icó, no Ceará, com a seguinte mensagem: "Urgente.Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso. 7 na escala Richter. Epicentro a 3 km da cidade. Tomem medidas e informem resultados."

Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama que dizia:

Aqui é da Polícia de Icó.
Movimento sísmico totalmente desarticulado.Richter tentou fugir, mas foi abatido a tiros.Desativamos as zonas. Todas as putas estão presas. Epicentro, Epifânio, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos.


Não respondemos antes porque teve um terremoto fila de uma égua aqui.


A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. A escola é concebida como espaço social marcado pela manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta e/ou acomodação de todos os envolvidos na organização do trabalho pedagógico.
A construção do projeto político-pedagógico, para gestar uma nova organização do trabalho pedagógico, passa pela reflexão anteriormente feita sobre os princípios. Acreditamos que a análise dos elementos constitutivos da organização trará contribuições relevantes para a construção do projeto político-pedagógico.
Sete elementos básicos podem ser apontados: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho, a avaliação.

1) Finalidades da escola
É importante ressaltar que os educadores precisam ter clareza das finalidades de sua escola. Há necessidade de se refletir sobre a ação educativa que a escola desenvolve com base nas finalidades e nos objetivos que ela define. As finalidades da escola referem-se aos efeitos intencionalmente pretendidos e almejados.

2) Estrutura Organizacional
A escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas.
As pedagógicas que, teoricamente, determinam a ação das administrativas, “organizam as funções educativas para que a escola atinja de forma eficiente e eficaz as suas finalidades”. (Alves 1992, p.21).
As estruturas pedagógicas referem-se, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo.
A análise da estrutura organizacional da escola visa identificar quais estruturas são valorizadas e por que, verificando as relações funcionais entre elas. É preciso ficar claro que a escola é uma organização orientada por finalidades, controlada e permeada pelas questões do poder. Os recursos disponíveis (humanos, materiais e financeiros) e a realidade escolar, cada instituição educativa assume sua marca, tecendo, no coletivo, seu projeto político-pedagógico, propiciando conseqüentemente a construção de uma nova forma de organização.

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda com condicionalidades criado pelo Governo Lula em 2003 para integrar e unificar ao Fome Zero os antigos programas criados no Governo FHC: o "Bolsa Escola", o "Auxílio Gás" e o "Cartão Alimentação". O PBF é tecnicamente chamado de mecanismo condicional de transferência de recursos. Consiste-se na ajuda financeira às famílias POBRES, definidas como aquelas que possuem renda per capita de R$ 70,01 até 140,00 e extremamente POBRES com renda per capita até R$ 70,00. A contrapartida e que as famílias beneficiárias mantenham seus filhos e/ou dependentes com frequência na escola e vacinados. O programa visa reduzir a pobreza a curto e a longo prazo através de transferências condicionadas de capital, o que, por sua vez, visa quebrar o ciclo geracional da pobreza de geração a geração.
É considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, tendo sido nomeado como "um esquema anti-pobreza inventado na América Latina (que) está ganhando adeptos mundo afora" pela britânica The Economist. Ainda de acordo com a publicação, os governos de todo o mundo estão de olho no programa. O jornal francês Le Monde reporta: "O programa Bolsa Família amplia, sobretudo, o acesso à educação, a qual representa a melhor arma, no Brasil ou em qualquer lugar do planeta, contra a pobreza."
Em Quijingue, segundo a Caixa Econômica Federal, são 4.983 famílias cadastradas e recebedoras deste programa. Vale ressaltar que o programa Bolsa Família é para pessoas consideradas POBRES e que residem nomunicipio de Quijingue.

Consultando os recursos liberados em Março e Abril deste ano de 2010, CONSTA-SE que famílias não merecedoras AINDA RECEBEM O BENEFÍCIO, pois alguns são funcionários públicos municipal e seus vencimentos ultrapassam um valor aceitável pelo o programa Bolsa Família. Foi constatado que um(a) professor(a) que recebe em média R$ 1.700,00 por mês e que está com seu filh0(a) estudando em escola PARTICULAR na cidade de Euclides da Cunha, continua a receber o Bolsa Familia.

Caso queira verificar a lista das familias beneficiadas no municipio de Quijingue clique AQUI.







2. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

O projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita:
Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
Qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.

O projeto político, ao mesmo tempo em que exige dos educadores, funcionários, alunos e pais a definição do tipo de escola que intentam, requer a definição de fins.

Gestão democrática é um principio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógicas, administrativa e financeira.
A gestão democrática implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização. A busca da gestão democrática inclui, necessariamente, a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas.
· Liberdade é outro princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. O significado de autonomia remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.
· Valorização do magistério é um princípio central da discussão do projeto político-pedagógico. A melhoria da qualidade da formação profissional e a valorização do trabalho pedagógico requerem a articulação entre instituições formadoras, no caso as instituições de ensino superior e a Escola Normal, e as agencias empregadoras, ou seja, a própria rede de ensino. A formação profissional implica, também, a indissociabilidade entre a formação inicial e a formação continuada.
A formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do projeto político-pedagógico. Assim, compete à escola:
a) Proceder ao levantamento de necessidade de formação continuada de seus profissionais;
b) Elaborar seu programa de formação contando com a participação e o apoio dos órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e na avaliação do referido programa.
CONTINUA.....