MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

2. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

O projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita:
Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
Qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.

O projeto político, ao mesmo tempo em que exige dos educadores, funcionários, alunos e pais a definição do tipo de escola que intentam, requer a definição de fins.

Gestão democrática é um principio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógicas, administrativa e financeira.
A gestão democrática implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização. A busca da gestão democrática inclui, necessariamente, a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas.
· Liberdade é outro princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. O significado de autonomia remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.
· Valorização do magistério é um princípio central da discussão do projeto político-pedagógico. A melhoria da qualidade da formação profissional e a valorização do trabalho pedagógico requerem a articulação entre instituições formadoras, no caso as instituições de ensino superior e a Escola Normal, e as agencias empregadoras, ou seja, a própria rede de ensino. A formação profissional implica, também, a indissociabilidade entre a formação inicial e a formação continuada.
A formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do projeto político-pedagógico. Assim, compete à escola:
a) Proceder ao levantamento de necessidade de formação continuada de seus profissionais;
b) Elaborar seu programa de formação contando com a participação e o apoio dos órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e na avaliação do referido programa.
CONTINUA.....

0 comentários:

Postar um comentário