MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

É sabido que os Sindicatos são instituições utilizadas para a organização dos trabalhadores na luta por seus direitos junto aos governos e principalmente em relação aos empresários, porém é quase comum que esses direitos, na visão do sindicato, restringir-se ao financeiro, ou seja, luta-se ferozmente por melhoria salariais e na maioria das vezes esquecem de outras melhorias.

Assim como a maioria das palavras portuguesas, o termo "sindicato" deriva do latim syndicus, que é proveniente do grego sundikós, com o significado do que assiste em juízo ou justiça comunitária. Na Lei Le Chapellier, de julho de 1791, o nome síndico era utilizado com o objetivo de se referir a pessoas que participavam de organizações até então consideradas clandestinas.

Durante a revolução francesa surgiram idéias liberais, que estimulavam a aprovação de leis proibitivas à atividade sindical, a exemplo da Lei Chapelier que, em nome da liberdade dos Direitos do Homem, considerou ilegais as associações de trabalhadores e patrões. As organizações sindicais, contudo, reergueram-se clandestinamente no século XIX. No Reino Unido, em 1871, e na França, em 1884, foi reconhecida a legalidade dos sindicatos e associações. Com a Segunda Guerra Mundial, as idéias comunistas e socialistas predominaram nos movimentos sindicais espanhóis e italianos.

Já nos Estados Unidos, o sindicalismo nasceu por volta de 1827 e, em 1886, foi constituída a Federação Americana do Trabalho (AFL), contrária à reforma ou mudança da sociedade. Defendia o sindicalismo de resultados e não se vinculava a correntes doutrinárias e políticas.

No plano político, os sindicatos detêm uma força considerável: na Alemanha, Reino Unido, Áustria e nações escandinavas a vinculação com os partidos políticos e socialistas e trabalhistas confere ao sindicalismo forte referência na formulação de diretrizes e na execução de política econômica. Os dirigentes sindicais são eleitos para cargos legislativos, e o principal instrumento de política sindical é a negociação coletiva. As decisões devem, precisam ser coletivas e o que acho mais intrigantes que na maioria das vezes, os sindicatos aclamam somente melhorias salariais, não importam onde, como trabalham mais se estiverem recebendo o que julgam que merecem, tá tudo certo.

1 comentários:

rsrsrsrs muit bom!

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM, A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

Mas, vou elogiar as mulheres colocando assim:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER, ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

Júnior.

Postar um comentário