MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

Por que será que devemos estudar?
O ser humano é diferente dos animais, ele é um ser racional, livre, consciente e responsável. Ser racional é aquele que pensa, raciocina, sabe porque está fazendo isto ou aquilo, sabe porque está estudando, por exemplo.
Livre, porque ele decide o que quer fazer, ninguém pode obrigá-Io, pode sim aconselhá-Io. Consciente, porque ele sabe o que está fazendo, como a gente diz :"ele tem consciência do que faz". Responsável porque tem consciência de suas obrigações como homem, por exemplo: estudar, trabalhar, jogar, etc.
Portanto, agimos entendendo e entendemos agindo. Os atos de "agir entendendo" e de "entender agindo" caracterizam distintivamente o modo de ser do ser humano (Luckesi, et ai, 1991).
O conhecimento - como entendimento do mundo não é pois, um enfeite ou uma ilustração da mente e da memória, mas um mecanismo fundamental para tornar a vida mais satisfatória e mais plenamente realizada (Luckesi, et ai, 1991).
A ação de pensar as coisas com as quais vivemos, dá uma dimensão nova a tudo: dimensão siginificativa da compreensão. As coisas ficam claras para nós, conhecidas, entendidas.
Os animais vivem no mundo, exclusivamente submetidos às suas leis; nós seres humanos, vivemos no mundo e com o mundo, porque estamos aí, mas possuímos a capacidade de "fazer as coisas" com o mundo tornando-o nosso, satisfatório às nossas necessidades.
Quando não conhecemos as coisas entramos em pânico, ficamos apavorados (Ex.: doenças). A medida que vamos conhecendo vamos ficando "senhores da situação".
O conhecimento faz com que enfrentemos a vida com menos riscos e menos perigos. Nós ficamos mais seguros, agimos com certeza e podemos prever as coisas.

Entender o mundo através do conhecimento se faz tanto em situações simples do dia a dia (Ex.: na cozinha de nossa casa, na rua, no trabalho, no campo, indústria, brincadeiras, etc.), como nos laboratórios de pesquisa. Todos nós praticamos o conhecimento em nosso dia a dia. O conhecimento é necessário para nos mostrar o caminho, as coisas do mundo.
O conhecimento é necessário para o progresso, para o desenvolvimento de um mundo cada vez mais adaptado ao entendimento das necessidades do ser humano. Como o homem é livre, o conhecimento tem que ser libertador ele tem que ser de maneira adequado e mais condizente com suas necessidades. O indivíduo fica livre do medo do desconhecido.
O conhecimento liberta o sujeito porque lhe dá independência e autonomia (Ex.: quando sabemos cuidar do corpo nos libertamos do médico. Quando aprendemos a ler nos libertamos do professor, pois lemos e entendemos, etc.).
Portanto, o conhecimento é importante para termos uma vida compatível como ser humano. Adquirimos o conhecimento durante a nossa vida, em todas as nossas atividades, mas essa aquisição é feita, principalmente, na Escola.
A Escola nos fornece os meios para conhecermos o mundo que nos rodeia, através dos diversos conteúdos das disciplinas que estudamos.
Estudar, pois, significa conhecermos o nosso "universo", tudo que nos cerca e usarmos esse conhecimento para nosso bem estar e felicidade.
O estudo nos torna mais humanos, pois passamos a conhecer todas as reações da natureza, do homem e do ambiente em geral. Nos leva a compreensão do próprio homem, do próximo.
Estudamos para que possamos ser cada vez mais livres, conscientes e responsáveis como pessoa humana que somos.

retirado em partes de: http://www.fundacaolamf.org.br/index.php?option=content&task=view&id=57

0 comentários:

Postar um comentário