MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

É sabido que estamos em tempos difíceis e que não está fácil para qualquer profissional, mesmo os renomados, ou os quais formam renomados somente para obter êxito em sua área trabalho.

Mas, estrategicamente essa não é uma boa manobra, pois estamos em uma era onde a informática e a comunicação facilitaram o convívio e salientaram o que chamamos de globalização. Ou seja, antigamente, muitas coisas ficavam no esquecimento, pois quando uma pessoa perdia determinado interesse, raramente essa se encontraria ou buscaria por elucidar tais determinações.

Um dos maiores problemas que podemos encontrar como obstáculo para o sucesso pessoal e profissional de uma pessoa é, certamente, a falta de segurança. Uma pessoa insegura pode atrapalhar uma carreira profissional brilhante. Pode atrapalhar sua própria carreira profissional e, também, a de outras pessoas. Assim, vai embora também a tranqüilidade, a paz, a ousadia, a pujança, a firmeza, a energia e quase tudo o que possa existir de positivo em nossa vida. A falta de segurança é anfitriã da inveja, do ciúme, da incapacidade, da fraqueza e da desconfiança. Uma pessoa com esse tipo de sentimento não consegue ultrapassar obstáculos e não se sente contente por ver outra pessoa seguir em frente sem a menor dificuldade. Essa qualidade pode levar à desonestidade, à traição, à falsidade. Dessa maneira, a coragem não existe; em seu lugar pousa a covardia, que provoca comportamentos errôneos nas pessoas. Em muitos casos essas pessoas utilizam de seu emprego ou função para beneficiar-se.

É muito comum encontrarmos ambientes de trabalho em que as pessoas estão tão inseguras que nada prospera, nada progride, nada é interessante, nada se desenvolve, tudo é difícil, tudo é praticamente impossível e a única coisa que tem lugar certo é o fracasso total. A impressão que se tem é que todo inseguro torce para que tudo dê errado. Sim, porque se algo der certo, é provável que os méritos sejam dos outros, nunca dele, nunca será reconhecido. No ambiente de trabalho, todo mundo só lhe faz críticas, elogios jamais. Quando aparece uma idéia nova, dos outros, é claro, esse tipo de pessoa logo acha que não vai dar certo. Isso porque ele nunca apresenta suas ideias, mesmo que as tenha, pois, no seu ponto de vista, certamente, os outros não lhe darão atenção e, se derem, provavelmente, roubarão suas ideias e irão apresentar para o chefe dizendo que as idéias são deles. Não é fácil combater a insegurança.

Pessoas precisam entender que a hipocresia, a espertesa, a arrogância estão sendo observados por todos, e que esta atitudes são cada vez mais deploraveis.
Por fim, sabe-se que a moral tem um forte caráter social, estando apoiada na tríade cultura, história e natureza humana. É algo adquirido como herança e preservado pela comunidade. Quando os valores e costumes estabelecidos numa determinada sociedade são bem aceitos, não há muita necessidade de reflexão sobre eles. Mas, quando surgem questionamentos sobre a validade de certos costumes ou valores consolidados pela prática, surge a necessidade de fundamentá-los teoricamente.
Postado por : Ricardo Oliveira
retirado em partes do site:
http://www.bugei.com.br/news/index.asp?id=8176

0 comentários:

Postar um comentário