MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

É muito mais fácil acusar que defender, como é mais fácil causar um ferimento que curá-lo." (Quintiliano)

A ética comum, a que deveria vir de fábrica em todos nós, ensina-nos que da vida do outro só sabe ele. Aproxima-se mais um Hall of Fame e é mais do que natural que os ânimos estejam exaltados; cada um, à sua medida, estabelece-se dentro do que acredita ser cabível. Cansei de ver no Brasil os donos da verdade dizerem algo acerca deste, daquele, desta ou daquela pessoa. Conhecendo de perto os ditos conhecidos de tais pessoas, vejo não ter nada à ver com as antigas afirmações. Penso, nada mais natural do que a vaidade humana em querer ser o centro das atenções, não é mesmo? Sempre aprendi que ainda que você conviva cem anos com uma determinada pessoa, esta poderá apresentar reações diferentes e inesperadas. O que faz alguém afirmar conhecer, prever e, além disso, determinar o rótulo que um deve ser vestido?

Os tempos atuais chegaram com toda a força de uma nova era carregada de suas idiossincrasias e preconceitos – nada diferente das eras antigas; apenas manipuladas em maior escala devido ao poder do verbo na internet. Cada um de nós tem o direito de provar deste harmônico dinamismo universal que se forma através de inúmeras pequenas passagens em nossas vidas. Parece que não, mas tudo caminha melhor quando estamos à mercê de nós mesmos e não dos demais. Um determinado famoso, pergunta-me: “você que é brasileiro, se eu te perguntar sobre uma pessoa você poderia me dizer?” Não obstante de tais reações, vejo em seus olhos determinada pitada de raiva e indignação.

Obviamente que eu conhecia a pessoa; contudo, sempre digo: se eu não posso ajudar, atrapalhar, jamais. Disse que já tinha tempo que estava fora do Brasil e que o país era muito grande. Vejo que tal pessoa, no Brasil, estava se esforçando em ser odiado além das fronteiras da nossa querida pátria. Em um raciocínio particular todos são necessários; cada um no seu tempo e ritmo, aos poucos, vai se libertando deste turbilhão de impulsos desordenados, atrapalhados, que visam apenas a usurpação profissional por meio da inveja e mal dizer. Já dizia Schottus que "A inveja é bastante justa, pois rói o invejoso."

Mesmo assim, a questão não diz respeito a mim; cada um é o que pensa e o que faz de suas atitudes. Se assim o é, uma vez que somos energia condensada e recheada de forças vitais, disciplinadas e compactas, cabe a nós sempre caminhar para frente, o que não diz respeito a desperdiçar energia com a vida alheia. Na linha que divide você do outro existe a realidade que todos nós projetamos através daquilo que somos e demonstramos ser: um limoeiro não pode produzir côco! Cada um o que é, e cada um dá o que tem! É aí que a transgressão nos ensina que as boas ações, a ética, e etc., produzem a contração automática em forma de reações alheias que geram repulsa e asco – palavras deste mestre famoso sobre tal brasileiro -, ao se depararem com energias contrárias.

A questão é: quem planta chuva colhe tempestade! Aquele que a todos ataca, repudiado pela vida, torna-se alvo dos que se sentem invadidos em sua privacidade. Não é só questão de lógica, mas de estar ciente das consequências.

"A consciência é muito bem educada. Deixa logo de falar com aqueles que não querem escutar o que ela tem a dizer." (Samuel Butler)
Por Jordan Augusto

0 comentários:

Postar um comentário