MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

Toda profissão tem o seu passo a passo, o seu sistema, os seus procedimentos, e o profissional só pode ser chamado de excelente quando domina esse passo a passo, o sistema e os procedimentos. Pois são eles que garantem o resultado esperado.

Para garantir que o aprendizado aconteça (o resultado esperado), é preciso lançar mão de procedimentos para organizar o ambiente onde ocorrerá o aprendizado.

Nos últimos artigos já falei sobre o que é e o que não é gerenciamento da sala de aula, e também falei sobre procedimentos para a sala de aula.

Talvez você conheça alguém que já tenha dito: " não preciso de processo nenhum, quando algo dá errado envio o aluno para a Coordenadora ou para a Diretora " e está resolvido.

Quando o Educador, por motivos banais, envia o aluno para a Coordenação ou para a Direção está passando uma imagem negativa de si mesmo para várias pessoas:

- Aluno: o aluno vê que o Professor não tem autoridade para resolver
- Outros alunos: a sala vê que o Professor não soube resolver a questão
- Coordenador/Diretor: que o Professor não dispõe de conhecimento/competência
para controlar/gerenciar a sala de aula
- Colegas: os outros Professores vêem que o colega perdeu o controle da sala
- Pais: que o Professor não sabe colocar ordem na classe.

Por isso, da próxima vez que alguém disser que resolve a questão do gerenciamento da sala de aula enviando o aluno, por motivos banais, para a Coordenação, você já sabe, esse professor não está conseguindo atingir o resultado esperado com os alunos e se você consegue ver isso, tenha a certeza que a Coordenação, a Direção e os Pais também estão vendo.

Convido você a colocar no papel quais são os seus processos atuais para:
- entrada/saída/intervalo/ida ao banheiro
- tarefas de sala/ tarefas de casa/ trabalhos de pesquisa/trabalhos em grupo
- quando o aluno chega atrasado/quando chega cedo
- quando vem sem uniforme/quando traz algo que não era para trazer
- quando o aluno perde algum material
- quando alguém é acusado de roubo na sala de aula
- quando alguém fala mentiras
- quando o aluno briga ou sofre agressão (verbal ou física)
- quando ocorre reunião de pais
- em quais situações é permitido enviar o aluno para a Coordenação
- em quais situações é enviado bilhete aos Pais
- em quais situações os Pais são chamados na escola

Depois de listar cada situação, liste também as soluções, e veja se o resultado esperado para cada uma delas é atingido. Implemente os novos procedimentos ensinando os alunos, fazendo os ajustes e reforçando sempre até que se torne um hábito para eles determinados comportamentos.

Haverá situações em que o aluno DEVE ser enviado para a Coordenação e/ou Direção. Para saber em quais situações isso deverá ocorrer, pergunte a Coordenação e/ou Direção, pois cada Escola tem procedimentos próprios quanto a esta questão.


POR ROSLY BRITO

Se todas estas coisas estivessem sido ensinadas desde o começo, lá na Faculdade, teria evitado muitas tristezas e frustrações de milhares de Professores que passam a acreditar que fracassaram com os alunos, fazendo com que muitos desistam da profissão.

Se continuam na profissão tornam-se amargos, ranzinzas, impiedosos, perdem a paixão de ensinar pois já não acreditam mais no poder transformador do ensino. Vão para a classe e distribuem apenas farelos, dão o seu pior, quando na verdade tem tantas coisas preciosas para compartilhar.

Você sabe daquela estorinha do jovem que estava na praia atirando as estrelas do mar de volta para a água, quando alguém passou e disse que não valia a pena, não ia fazer a diferença pois eram muitas que estavam na areia. O jovem apenas respondeu: para ESTA vai fazer a diferença.

Vejo da seguinte forma, Eu, Você, e todos os Educadores que recebem esses emails queremos ser como aquele Jovem que vai fazer a diferença para alguém. Eu quero fazer a difença na vida de milhares de Educadores que por sua vez farão a diferença na vida de milhares de crianças e jovens.

E aqui pego o gancho para falar o Pilar no. III o Ambiente Instrucional, que nada mais é do que preparar o seu melhor, de mais mais valioso, para entregar para os seus alunos.

Ao preparar o Planejamento Anual, o Semanário, os Projetos, os Eventos, ao selecionar os conteúdos, enriqueça-os com novidades da atualidade, dê o toque da sua vibração e paixão em tudo o que for compartilhar com eles, provoque-os para sempre desejarem mais e mais, faça-os se apaixonarem por suas aulas. Crie experiências de aprendizado que eles nunca viveram.

Fazendo isso, eles saberão que estão recebendo o melhor e passarão a não se contentar com menos pois você os estará ajudando a criar um padrão de excelência para a vida deles.

E isso ....... é fazer a diferença !!!!!!

Rosely Brito

SIM!!


Temos a ideia que o vocábulo culpa é sempre voltado para o lado negativo, ruim, no caso da educação, CULPA, historicamente, remete-se ao responsável pelo fracasso escolar. De quem é a culpa por um aluno não se sair bem em sala de aula? Aqui quero salientar que abordarei a palavra culpa no sentido amplo, que ultrapassa as margens do certo ou errado, do fracasso e ou do sucesso.

É comum e sabido por muitos educadores, que numa praxe normal a educação atribui aos alunos e aos seus pais o fracasso na sala de aula. Já o professor não si atribui o fracasso pela mau desempenho do aluno. De forma diferente quando este é bom aluno em português, matemática para citar como exemplo, é uma tradição também normal elogiarem seus professores.

Percebe-se, notoriamente que a depender do resultado, muda-se os culpados pelo desempenho do aluno. Ora alunos e pais, ora professor.

Quando argumento que a culpa de tudo que acontece em sala de aula é do docente, de fato quero atribuir tudo mesmo, TUDO. O aluno está na sala de aula para aprender, discutir, convergir, problematizar, argumentar e principalmente interagir. Nesse mundo da sala da aula, a figura do professor é de mero intermediador e controlador de conflitos, ele precisa ser responsáveis e ter diversas responsabilidade direta e indireta, sem ser o centro do saber. Necessitamos entender que o professor é da escola, mediador é da sala de aula. Ele deve entender que o aluno tem pontos que precisam ser extremamente explorados, e é de responsabilidade do docente, saber que determinado aluno, por exemplo: tem problemas familiares, sociais e refletir quando no ato de avaliar (das múltiplas avaliações) afim de priorizar a diversidade.

Assim, não pode o professor/mediador, como faz o MEC, através das avaliação do IDEB aplicar uma avaliação para medir o desempenho comum a todos os alunos, como se fosse uma avaliação de aprendizagem, o docente não pode achar que avaliação é medir. O docente precisa ter responsabilidade de abordar seus conteúdos por diversas víeis, mas não pode deixar de abordar, com a desculpa de atribuir que a turma é fraca, ou que não assimilarão os conteúdos.

O professor deve ser de tal forma responsável, a ponto de saber que cada aluno de sua sala de aula aprende e compreende de maneiras e em tempo diferente, sendo que interagir com seus colegas facilita o modo e aproxima esse tempo de aprendizagem. No ensino médio, o aprendizado pode ser mais homogêneo, por entender que o conhecimento sistemática desses alunos já está enraizado.

Com tudo isso, entendo que se o aluno vai bem ou vai mal na sala de aula é culpa do professor. Se vai mal ou bem dentro da escola é culpa de toda comunidade escolar. A relação do professor em sala de aula depende a relação que ele tem com o conceito de avaliação e de identidade com ele mesmo.


Por Ricardo Oliveira de Carvalho

O segundo Pilar trata do Ambiente Emocinal, não apenas do aluno mas do Educador também. Enquanto adultos temos a nossa história de vida, passamos por muitos aprendizados, temos uma perspectiva de ver o mundo e as pessoas.

Os nossos alunos, quer sejam do Infantil até o Ensino Médio também tem a sua visão de mundo, a qual mudará certamente, baseado nas experiências que terão ao longo da vida.


Entretanto, enquanto eles vivem essas experiências em cada fase da vida, um turbilhão de sentimentos se faz presente e por vezes alguns deles acabam tomando a frente e então temos que lidar com eles na nossa sala de aula.


Uma das questões que frequentemente surge na sala de aula é a questão da indisciplina, mas não é somente esse comportamento que atrapalha o gerenciamento da sala. Há também a timidez, o bullying, a criança que usa de mentiras, de chantagens, há os que não tem amigos, os que conversam demais, os que provocam os outros e um sem número de situações ligadas a sentimentos e a relacionamentos.


Não importa o comportamento inadequado apresentado, o fato é que eles podem ser enquandrados em quatro grandes motivos:


- Busca de Atenção: Eles querem ser amados, elogiados, vistos e valorizados e como não conseguem ter o que buscam de um modo natural, provocam situações negativas para ter alguma atenção. Afinal ser repreendido, receber uma advertência é melhor que não receber nada.


- Busca de Poder: A criança ou jovem tem exemplos no lar de que ter poder é ter controle sobre as coisas, ou as pessoas, é ter controle para receber o que se quer, então ela usa da força, da manipulação, mentira e obtém o resultado desejado.


- Busca de Vingança:A criança ou jovem vive ressentida com as pessoas, acredita que é sempre deixada para trás em todas as situações. É sempre alvo das brincadeiras de mau gosto, por isso vive querendo dar o troco.


- Busca de auto-confiança:São aqueles alunos que apresentam comportamento de sempre estarem envolvidos em fofocas e confusões. No grupo são aqueles que vivem instigando uns contra os outros, tentando ser agradável com todos não querendo desgostar ninguém.


Quando você olha para os alunos sob o enfoque do Ambiente Emocional deles, fica claro que uma advertência, uma suspensão, um bilhete na agenda de pouco adiantará, muito menos enviar o aluno para a sala da Coordenação ou da Direção.


Dar conta do Ambiente Emocional dos alunos é levar em consideração esses sentimentos e ter um plano de ação para criar um ambiente seguro afetivamente.


O texto " Como cativar os seus alunos " postados anteriormente oferece várias dicas de como você pode começar a estruturar esse ambiente. Lembre-se de uma coisa: PRIMERO: conhecemos SEGUNDO: conquistamos TERCEIRO: confiamos.Para chegar no terceiro passo com os seus alunos é preciso começar pelo primeiro: conhecê-los.


Rosely Brito

Como disse anteriormente, o efetivo Gerenciamento da Sala de aula é fruto do domínio das estratégias de 4 áreas, que aqui chamo de os 4 Pilares do Gerenciamento da Sala de Aula:
- Pilar no. I: Ambiente Físico
- Pilar no. II: Ambiente Emocional
- Pilar no. III: Ambiente Instrucional
- Pilar no. IV: Ambiente Procedimental.
Hoje tratarei do Pilar número 1: Ambiente Físico. Você deve estar se perguntando o que tem a ver o ambiente físico com o efetivo gerenciamento da sala de aula. Ora, se é no ambiente físico da Escola, mais especificamente, da sala de aula, que o aluno passa metade do dia dele é natural que esse espaço tenha importância. Lembra, que anteriormente falei que o objetivo do gerenciamento da sala de aula é garantir que o aluno mantenha-se sempre motivado, focado na tarefa e aprendendo ? Pois bem, se o ambiente físico onde ele está inserido não contribui para atingir esse objetivo, então é preciso rever e fazer as mudanças que vão contribuir para esse aprendizado.
Aqui vão algumas dicas para você observar:- as salas são bem ventiladas- as janelas apresentam muita incidência de sol/claridade que dificulta a leitura- as carteiras são adequadas (tamanho, posicionamento)- há locais para guarda de mochilas ou lancheiras- a disposição das carteiras dos alunos sempre são as mesmas- os materiais para o Professor estão disponíveis no ambiente ou você tem quemandar sempre alguém buscá-los ? ou ainda pior, deixa a sala sozinha e vai você buscar?- os ambientes são decorados e alegres?- os ambientes são limpos e convidativos?- os materiais são novos e conservados ou desgastados e com má aparência ?- as cores dos ambientes são alegres ou neutras e sem vida ?- há espaço para os alunos brincarem/interagirem na hora do intervalo ?- há espaço adequado para o lanche ? - a Biblioteca é um lugar acolhedor e vibrante ou um lugar chato de ir ? Aqui vai uma tarefa: pegue esses itens acima e faça uma varredura em cada ambiente onde os seus alunos ficam e depois coloque ao lado de cada item as suas observações. Depois disso feito, peça para cada aluno dar sugestões para cada ambiente. Desse modo a escola ficará com a `cara deles`, e eles ficaram felizes por terem sido ouvidos e contribuído com sugestões.
Por Rosely Brito

Professores inexperientes começam o primeiro dia de aula assumindo que devem apenas separar os conteúdos a serem dados aos alunos. Professores eficientes e experientes gastam a maior parte do tempo das duas primeiras semanas de aula em ensinar os alunos a seguirem os procedimentos.

A sala de aula tem de ter procedimentos claros para os alunos seguirem. Toda vez que o Professor desejar que algo seja feito, tem de existir um procedimento ou um conjunto de procedimentos para a realização da tarefa.

Alguns dos procedimentos que logo de início todo Professor deve ensinar aos alunos incluem:
Entrada na sala de aula: Será em fila? Sozinhos ou acompanhados do Professor? Professor estará aguardando na porta para recebê-los? As carteiras estarão identificadas no primeiro dia? Cada um escolhe o lugar que quiser para sentar ?

Saída no término da aula: 10 minutos antes do sinal todos devem começar a guardar o material e arrumar as carteiras? só depois que der o sinal é que será permitido começar a arrumar os materiais? Alunos saem em fila ou não ? Saem primeiro os meninos e depois as meninas? Saem todos juntos com o Professor? Saem apenas quando a sala de aula estiver em ordem?


Retorno do intervalo: Podem entrar ainda comendo o lanche e tomando o refrigerante? Podem entrar depois que todos já estiverem na sala? Qual a tolerância permitida para retornar do intervalo? Podem mascar chicletes durante a aula? Podem levar garrafinhas de água para a sala? O que acontece se o aluno não retornar à sala de aula no horário estipulado?


Atraso e faltas: Qual a tolerância para o atraso? Após o prazo tolerado qual será a consequência? Quem a aplica? Em caso de falta como o aluno ficará a par das tarefas dadas? Qual o prazo será dado para que o aluno coloque em ordem o caderno?


Mantendo o silêncio na sala: Para que os alunos se acalmem e prestem atenção no Professor é preciso criar um sinal para que eles saibam que você quer a atenção deles. Pode ser: sempre que você levantar a mão, ou fechar a porta, ou colocar a sua cadeira na frente do quadro negro, ou simplesmente ficar em pé com as mãos para trás, ou ainda fazer uma contagem regressiva do tipo 5, 4,3,2,1,0.


Como a aula será iniciada: Será com uma roda de conversa? Uma oração? Uma música? com o roteiro da aula já escrito no quadro negro?


Esclarecimento de dúvidas: O aluno deverá levantar a mão durante a explicação? Após a explicação? Deverá ir até a mesa do Professor após a explicação? O Professor irá até a carteira do aluno esclarecer? Haverá um plantão de dúvidas após a aula?


Trabalhos/Tarefas entregues fora do prazo: Serão aceitos ou não? A pontuação sofrerá alteração de quanto? Como os trabalhos devem ser entregues: digitados ou manuscritos?


Trabalhos em grupos: Os grupos serão sorteados pelo Professor ou os alunos poderão escolher quem quiser? Os grupos serão de quantos alunos? Caso um dos integrantes não esteja se empenhando? No caso de plágio ? No caso do trabalho ter sido feito por outra pessoa que não o aluno?


Bullying: Os alunos que estiverem sofrendo intimidações dos colegas podem recorrer a quem? Quando ? Onde? Qual será a abordagem adotada para com o aluno agressor e o agredido?
ENSINANDO OS PROCEDIMENTOS:

Muitos dos problemas de comportamento na sala de aula são causados pela falha em ensinar aos alunos como seguir os procedimentos. O Professor tem de aprender como efetivamente, criar procedimentos e fazer com que os alunos os pratiquem.

Abaixo segue o resumo de um método de três passos que é muito eficaz para ensinar os procedimentos da sala de aula aos alunos:

- EXPLIQUE: Esclareça, explique e demonstre o procedimento.
- PRATIQUE: Faça-os praticarem e praticarem sob sua supervisão.
- REFORCE: Revise, reforce, pratique, e reforce o procedimento até que o mesmo torne-se um hábito e uma rotina para o aluno.

Se a sua sala de aula já tem procedimentos implementados, essas dicas vão ajudar a esclarecer ainda mais como melhorá-los. Se a sua sala de aula ainda não tem os procedimentos, saiba que você precisa implantá-los com urgência.


Rosely Brito

Agora com a repetidas vezes que essa palavra será proferidas na boca dos brasileiros, com certeza a meneira correta de pronúncia confundirá muita gente nessa temporada de pós eleições. As palavras direcionadas a candidata, agora Presidenta e presidente eleita do Brasil, Dilma Roussef, só fizeram mais confusão na cabeça dos brasileiros. Alguns sempre souberam do termo certo, outros tinham certeza de que “presidenta” não existia porque foi ensinado assim, mas de uma hora pra outra começaram a ouvir no Jornal. E ai, bateu a dúvida. Qual é o certo?

De acordo com o Dicionário Aurélio o feminino de presidente é presidenta. É isso mesmo, com o “a” no final. Talvez seja um pouco estranho ao ouvido por falta de costume,afinal Dilma é a primeira presidente e presidenta eleita no Brasil.

O Professor Hélio Consolaro explicou para o site “FalaBonito” que num passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.

“O problema deixa, portanto, de ser uma dúvida simplista de certo ou errado, e passa a ser uma questão de preferência ou de padronização. No Brasil, é fácil constatar a preferência pela forma comum aos dois gêneros: a parente, a chefe e a presidente. É bom lembrar que a acadêmica Nélida Piñon, quando eleita, sempre se apresentou como a primeira PRESIDENTE da Academia Brasileira de Letras. Patrícia Amorim, desde sua eleição, sempre foi tratada como a presidente do Flamengo” diz Sérgio Nogueira.
Assim, o emprgo do artigo diante das opções, bem como, o uso das duas escritas/pronúncias ( presidente ou presidenta) podem ser usados sem qualquer restrições. Veja que a eleição de Dilma para presidenta do Brasil, também quebrará tabu na língua portuguesa.