MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

Como disse anteriormente, o efetivo Gerenciamento da Sala de aula é fruto do domínio das estratégias de 4 áreas, que aqui chamo de os 4 Pilares do Gerenciamento da Sala de Aula:
- Pilar no. I: Ambiente Físico
- Pilar no. II: Ambiente Emocional
- Pilar no. III: Ambiente Instrucional
- Pilar no. IV: Ambiente Procedimental.
Hoje tratarei do Pilar número 1: Ambiente Físico. Você deve estar se perguntando o que tem a ver o ambiente físico com o efetivo gerenciamento da sala de aula. Ora, se é no ambiente físico da Escola, mais especificamente, da sala de aula, que o aluno passa metade do dia dele é natural que esse espaço tenha importância. Lembra, que anteriormente falei que o objetivo do gerenciamento da sala de aula é garantir que o aluno mantenha-se sempre motivado, focado na tarefa e aprendendo ? Pois bem, se o ambiente físico onde ele está inserido não contribui para atingir esse objetivo, então é preciso rever e fazer as mudanças que vão contribuir para esse aprendizado.
Aqui vão algumas dicas para você observar:- as salas são bem ventiladas- as janelas apresentam muita incidência de sol/claridade que dificulta a leitura- as carteiras são adequadas (tamanho, posicionamento)- há locais para guarda de mochilas ou lancheiras- a disposição das carteiras dos alunos sempre são as mesmas- os materiais para o Professor estão disponíveis no ambiente ou você tem quemandar sempre alguém buscá-los ? ou ainda pior, deixa a sala sozinha e vai você buscar?- os ambientes são decorados e alegres?- os ambientes são limpos e convidativos?- os materiais são novos e conservados ou desgastados e com má aparência ?- as cores dos ambientes são alegres ou neutras e sem vida ?- há espaço para os alunos brincarem/interagirem na hora do intervalo ?- há espaço adequado para o lanche ? - a Biblioteca é um lugar acolhedor e vibrante ou um lugar chato de ir ? Aqui vai uma tarefa: pegue esses itens acima e faça uma varredura em cada ambiente onde os seus alunos ficam e depois coloque ao lado de cada item as suas observações. Depois disso feito, peça para cada aluno dar sugestões para cada ambiente. Desse modo a escola ficará com a `cara deles`, e eles ficaram felizes por terem sido ouvidos e contribuído com sugestões.
Por Rosely Brito

0 comentários:

Postar um comentário