MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

SIM!!


Temos a ideia que o vocábulo culpa é sempre voltado para o lado negativo, ruim, no caso da educação, CULPA, historicamente, remete-se ao responsável pelo fracasso escolar. De quem é a culpa por um aluno não se sair bem em sala de aula? Aqui quero salientar que abordarei a palavra culpa no sentido amplo, que ultrapassa as margens do certo ou errado, do fracasso e ou do sucesso.

É comum e sabido por muitos educadores, que numa praxe normal a educação atribui aos alunos e aos seus pais o fracasso na sala de aula. Já o professor não si atribui o fracasso pela mau desempenho do aluno. De forma diferente quando este é bom aluno em português, matemática para citar como exemplo, é uma tradição também normal elogiarem seus professores.

Percebe-se, notoriamente que a depender do resultado, muda-se os culpados pelo desempenho do aluno. Ora alunos e pais, ora professor.

Quando argumento que a culpa de tudo que acontece em sala de aula é do docente, de fato quero atribuir tudo mesmo, TUDO. O aluno está na sala de aula para aprender, discutir, convergir, problematizar, argumentar e principalmente interagir. Nesse mundo da sala da aula, a figura do professor é de mero intermediador e controlador de conflitos, ele precisa ser responsáveis e ter diversas responsabilidade direta e indireta, sem ser o centro do saber. Necessitamos entender que o professor é da escola, mediador é da sala de aula. Ele deve entender que o aluno tem pontos que precisam ser extremamente explorados, e é de responsabilidade do docente, saber que determinado aluno, por exemplo: tem problemas familiares, sociais e refletir quando no ato de avaliar (das múltiplas avaliações) afim de priorizar a diversidade.

Assim, não pode o professor/mediador, como faz o MEC, através das avaliação do IDEB aplicar uma avaliação para medir o desempenho comum a todos os alunos, como se fosse uma avaliação de aprendizagem, o docente não pode achar que avaliação é medir. O docente precisa ter responsabilidade de abordar seus conteúdos por diversas víeis, mas não pode deixar de abordar, com a desculpa de atribuir que a turma é fraca, ou que não assimilarão os conteúdos.

O professor deve ser de tal forma responsável, a ponto de saber que cada aluno de sua sala de aula aprende e compreende de maneiras e em tempo diferente, sendo que interagir com seus colegas facilita o modo e aproxima esse tempo de aprendizagem. No ensino médio, o aprendizado pode ser mais homogêneo, por entender que o conhecimento sistemática desses alunos já está enraizado.

Com tudo isso, entendo que se o aluno vai bem ou vai mal na sala de aula é culpa do professor. Se vai mal ou bem dentro da escola é culpa de toda comunidade escolar. A relação do professor em sala de aula depende a relação que ele tem com o conceito de avaliação e de identidade com ele mesmo.


Por Ricardo Oliveira de Carvalho

1 comentários:

hola Ricardo, sou professora da rede estadual e estudante de pedagogia. Gostaria de receber sugstões suas de como trabalhar com alunos de difícil aprendizado. Ora, sabemos que o aluno ja vem com sua bagagem de aprendizado, e eu, Anna, avalio o que o aluno aprendeu( há muito tempo pra este aluno aprender o que não conseguiu aprender em 1 ano), e uma reprovação é um desestimulo pra criança. Abraços, professora Anna

Postar um comentário