MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

Agora com a repetidas vezes que essa palavra será proferidas na boca dos brasileiros, com certeza a meneira correta de pronúncia confundirá muita gente nessa temporada de pós eleições. As palavras direcionadas a candidata, agora Presidenta e presidente eleita do Brasil, Dilma Roussef, só fizeram mais confusão na cabeça dos brasileiros. Alguns sempre souberam do termo certo, outros tinham certeza de que “presidenta” não existia porque foi ensinado assim, mas de uma hora pra outra começaram a ouvir no Jornal. E ai, bateu a dúvida. Qual é o certo?

De acordo com o Dicionário Aurélio o feminino de presidente é presidenta. É isso mesmo, com o “a” no final. Talvez seja um pouco estranho ao ouvido por falta de costume,afinal Dilma é a primeira presidente e presidenta eleita no Brasil.

O Professor Hélio Consolaro explicou para o site “FalaBonito” que num passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.

“O problema deixa, portanto, de ser uma dúvida simplista de certo ou errado, e passa a ser uma questão de preferência ou de padronização. No Brasil, é fácil constatar a preferência pela forma comum aos dois gêneros: a parente, a chefe e a presidente. É bom lembrar que a acadêmica Nélida Piñon, quando eleita, sempre se apresentou como a primeira PRESIDENTE da Academia Brasileira de Letras. Patrícia Amorim, desde sua eleição, sempre foi tratada como a presidente do Flamengo” diz Sérgio Nogueira.
Assim, o emprgo do artigo diante das opções, bem como, o uso das duas escritas/pronúncias ( presidente ou presidenta) podem ser usados sem qualquer restrições. Veja que a eleição de Dilma para presidenta do Brasil, também quebrará tabu na língua portuguesa.

0 comentários:

Postar um comentário