MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

Você que ensina na Educação Infantil e Séries Iniciais, sabe muito bem que precisa diversificar a aula, e criar vários mini-blocos de atividades para aproveitar o período de concentração da criança, pois logo ela se aborrece e quer passar para outra atividade.

Quando os alunos estão no Fundamental II ou no Ensino Médio, boa parte dos Professores, entram na sala e usam parte do tempo para “ falar/explicar” e depois “ aplicam” uma atividade, que, do ponto de vista dos alunos é enfadonha e massante.

Sendo assim, os alunos entram no modo “rebeldia passiva” , aquela onde todos ficam “ enrolando” fazendo de conta que estão fazendo, apenas esperando o tempo passar, o sinal tocar para serem libertos.

Quando os alunos entram no modo “rebeldia passiva” a aula se arrasta, não se chega a lugar algum, a aula não rende, porém: é aula que foi “dada” .

No modo “rebeldia ativa” a coisa fica pior ainda. Os alunos, entram em confronto direto com o Professor em demonstração aberta de rebeldia e indisciplina.

E tudo isso pode ser evitado apenas com uma pequena mudança na estrutura da aula. Separe a aula em mini blocos específicos de tarefas, com tempo definido para cada bloco. Use estratégias diferenciadas tais como dinâmicas, registro escrito, exposição oral, mímicas, dramatizações com música. Intercale tarefas mais dinâmicas com tarefas mais tranqüilas.

Já sei, você vai falar que só tem 2 aulas por semana com a turma e que não dá para usar essas estratégias. Garanto a você, esta estrutura faz com que a sua aula renda MAIS em qualidade e em quantidade.

Faça o teste durante um bimestre inteiro, depois você conta o quanto sua turma avançou.

Lembre-se: “ Não tenho que ensinar do jeito que aprendi, tenho que ensinar do jeito que o meu aluno aprenda” .

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Rosely Brito

Quer fazer aluno dormir na sala ? Ou ainda ter alunos chamando atenção com gracejos ? É só ficar mais de 15 minutos falando e dando explicações extensas. Quanto menor a criança, menor o tempo de concentração, e não pense que só porque o seu aluno é do Fundamental II ou Médio , que o tempo de concentração é maior: no máximo 15 minutos.

Depois de 15 minutos, sabe o que o seu aluno quer fazer no restante do tempo? Qualquer coisa, menos prestar atenção na aula !!!! E isso inclui: gracejos, piadas, provocar algum colega, fazer barulho, conversar.....enfim eles são muito criativos para ocupar o tempo OCIOSO.

Não fique com raiva não !!! Para eles, aula assim, é tempo OCIOSO, PERDIDO. Por isso coloque-os para trabalhar, para fazer algo, mas algo que VOCE tenha planejado e não eles.

Já que eles gostam de conversar, planeje atividades em que eles tenham que se expor, opinar, interagir com os demais colegas, isso vale desde o Infantil até o Médio. Faça-os se mexer, como diz no popular `suar a camisa` você verá como a aula será mais produtiva, para você e para eles.

No final da aula, como atividade para acalmar os ânimos você pode pedir que façam um resumo oral dos pontos principais aprendidos neste dia, pode também pedir um feedback do que acharam dessa aula.

O bom de tudo isso é que uma aula concebida desta forma possibilitará com que eles falem (coisa que eles amam fazer), e participem mais, porém com uma grande diferença: Você estará no controle todo o tempo.

Tenha como máxima essa regra de ouro: “ ouça mais, e ao ensinar, se precisar: fale “

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Rosely Brito

O ano começa, e com ele novas perspectivas se abrem e nos enchem de expectativas. Com o trabalho pedagógico é a mesma coisa. Analisamos o ano que passou, o que deu certo e o que não deu, e levantamos novas idéias para implantar de modo que as coisas transcorram de modo diferente e que os resultados esperados sejam alcançados.

Talvez você tenha tido um lampejo intuitivo na virada do ano, naquele momento onde fazemos um sem número de promessas, e  listou várias metas tais como emagrecer, comprar uma casa, fazer uma viagem, mudar de emprego, ser um Professor melhor, inovar mais dentro da sala de aula, coordenar de modo mais justo e competente, orientar melhor, enfim dar uma guinada e fazer diferente muitas coisas no ano que começa.

No entanto para que essas novas idéias  ou metas sejam uma realidade elas precisam ser estudadas, planejadas, elaboradas, implantadas  e acompanhadas. Como isso é feito ?

Sem querer desanimar, já lhe adianto que só pensamento positivo não vai resolver. Assim como na construção de uma casa você precisa de uma PLANTA, também é assim dentro da Escola, e essa planta chama-se Projeto Político Pedagógico, ou comumente conhecido como PPP.

Da mesma forma que não construímos uma casa sozinhos, precisamos de pessoas  e dos recursos adequados físicos, materiais e financeiros, assim também é com o Projeto Político Pedagógico. Muitas pessoas devem fazer parte  na elaboração, definição, implantação e acompanhamento desta “ planta” .
Em pesquisa recente realizada com os Coordenadores sobre a seguinte questão:
Qual o seu maior problema na elaboração do PPP ? As respostas foram:

- Não tem idéia do que seja o PPP pois nunca participou da elaboração
- Ter de fazer sozinha porque a Equipe não se envolve e não quer participar
- Não consegue implementar as metas definidas no PPP
- Falta de conhecimento para elaborar
- Falta de definição de objetivos claros
- Falta de apoio e orientação da Direção e da Secretaria de Educação
- Falta de recursos físicos e financeiros para implementar as metas do PPP
- Documento que só serve para ficar no papel

Quer você esteja em uma Escola Pública, Particular ou  Filantrópica, e tem de dar conta do processo educativo, a sua Escola tem de elaborar o PPP.

Os Professores, Equipe de apoio, Gestores, Coordenadores, alunos, comunidade não se envolvem, não participam porque não sabem o que é, para que serve, e no que o PPP contribui para o trabalho escolar.  Cabe ao Supervisor, Diretor, Gestor e Coordenador buscar ferramentas apropriadas e novas estratégias para fazer isso.

Se para você ainda não está claro o que é o PPP, aqui vai uma definição bem simples e objetiva: “ o PPP é a identidade da Escola, o retrato da comunidade onde está inserida e estabelece as ações e os caminhos que a Escola usará para ensinar com qualidade “

Não é um documento para ficar empoeirado dentro da gaveta do Diretor, também não é um documento para vir “ pronto” da Secretaria da Educação e muito menos não é um documento onde apenas uma pessoa elabora sozinha.

Ao criar uma planta para a construção de uma casa é preciso levantar os custos dos materiais que serão necessários. No PPP cada meta idealizada precisa de um plano de ação para sua implementação bem como um descritivo dos custos envolvidos para executá-la. Na construção de uma casa você coloca prazo para cada etapa da construção, no PPP é preciso criar ações de monitoramento para correção do rumo, e intervenções necessárias que garantam o cumprimento das metas estabelecidas inicialmente.

De quem é a responsabilidade? Supervisor de Ensino, Diretor, Gestor, Coordenador, Professores, Equipe de Apoio, Alunos e suas  Famílias. Todos tem um papel a desempenhar dentro do PPP, todos precisam ser monitorados, avaliados, cobrados e responsabilizados no cumprimento, ou não, das metas.

Cada indivíduo é peça determinante para que os objetivos traçados no PPP sejam atingidos, se na sua Escola há pessoas que ainda desconhecem a razão de estarem lá, que não sabem porque tem de desempenhar as tarefas de um determinado jeito, talvez aí esteja a razão das dificuldades de cumprimento de metas no que tange ao ensino de qualidade, participação da família e envolvimento da comunidade.

por Resely Brito

Dentre todas as regras, esta é sem dúvida a mais delicada e considerada por muitos Professores uma tarefa impossível.

Transformar os Pais em aliados não é algo que acontece da noite para o dia, e também não é algo que virá sem esforço da sua parte. É isso mesmo, esforço, trabalho, suar a camisa, fazer por merecer a admiração deles. Você não leu errado não, escrevi ADMIRAÇÃO sim.

E sabe quando os Pais começam a nutrir esse sentimento por você ? Quando o Professor demonstra GENUINAMENTE que se IMPORTA com o FILHO deles e que tem COMPETÊNCIA para ensinar.

Por isso, se você quer a admiração e apoio dos Pais aqui vão algumas dicas:
- Mostre respeito por cada criança e por sua família
- Ajude cada aluno a desenvolver-se além do livro didático
- Forneça ajuda e orientações aos Pais nas tarefas de casa
- Dê feedback constante aos Pais, acerca dos progressos e necessidades do aluno
- Demonstre sempre atitude e comportamento positivo e profissional
- Encontre os pontos fortes do aluno e incentive-os com elogios

Agindo assim, os Pais vão querer participar mais das Reuniões de Pais, passarão a fazer comentários positivos no lar acerca do Professor e estarão mais abertos para receber orientações acerca da educação dos filhos .

Autor:   Rolseli Brito:

Infelizmente é comum ver Professores sempre com um nível de stress muito alto, o que os torna muito impacientes e acaba gerando frequentes descontroles emocionais na sala de aula.

Esse stress, essa impaciência e esses descontroles emocionais acabam instigando a indisciplina na sala de aula, pois os alunos são altamente reativos ao ambiente que os cerca.

A impaciência do Professor está diretamente ligada a certos comportamentos negativos dos alunos dentro e fora da sala de aula. Para alterar o nível de stress emocional da sala de aula o Professor deve, primeiramente, checar o seu nível de stress.

Para tanto deve começar a fazer uma reflexão em cada uma das áreas da sua vida.
É isso mesmo!! Temos várias áreas na nossa vida que precisam ser alimentadas e estar equilibradas para o nosso bem estar mental e emocional.

- AREA DO TRABALHO E CARREIRA
- AREA DA SAÚDE (FISICA E MENTAL)
- AREA FINANCEIRA
- AREA RELACIONAMENTO (MARIDO/ESPOSA/FAMILIARES)
- AREA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
- AREA DO LAZER
- AREA ESPIRITUAL

Para você saber qual área está `doente` ou precisando de `alimento` é só responder, em cada uma das áreas, a essas duas perguntas:

01. O que está acontecendo na Área..... que me deixa infeliz ou insatisfeita?
02. O que eu gostaria que estivesse acontecendo na Área .....para sentir-me feliz ?

Feito isso, trace algumas ações para chegar até o ponto em que você deseja para cada área. Se não conseguir fazer isso sozinha procure por um Coach de Vida que ele/ela lhe ajudará a atingir cada objetivo que você queira para alavancar a sua vida.

Pessoas que tem as áreas da vida equilibrada, são mais felizes e pacientes. Por isso quando for conversar com um Aluno ou Pais não reaja a impaciência deles. Com certeza eles também tem áreas `doentes` que precisam ser restauradas.

Quer compartilhar os nossos textos e dicas com os seus amigos Educadores? ou na Reunião Pedagógica com os Professores? Fique à vontade !
por Rosely Brito