MESTRE

O blog do Professor Reizinho

BEM-VINDO AO BLOG DO PROFESSOR REIZINHO

Um dos grandes fatores que contribuem para a indisciplina na sala de aula é o fato de que muitos alunos não compreendem determinado conteúdo e por esta razão passam a não gostar daquela disciplina. Infelizmente é o caso das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia, as quais ouvimos mais queixas por parte dos alunos.
Você já deve ter se perguntado como fazer os alunos ” gostarem” ou participarem mais da sua disciplina. Esta é uma pergunta que milhares de Professores estão fazendo no mundo inteiro, pois a queixa é geral.
Os alunos também estão em busca de alternativas, tanto é que uma garotinha de 8 anos , que estava enfrentando dificuldades na escola, pediu ajuda ao seu tio que morava em outra cidade. Para ajudá-la ele criou explicações de vários assuntos em forma de vídeo e postou no Youtube. Logo, esses pequenos videos foram compartilhados e hoje já somam mais de 2.800.
Milhões de pessoas estão sendo auxiliadas por este Professor, o nome dele? é Salman Khan. Mas o que torna os vídeos do Professor Khan diferente ? porque sua metodologia conquistou adultos e crianças ?
Segundo a Revista Veja de 1o. de fevereiro de 2012, o método do Professor Khan reúne os seguintes princípios:
- Simplicidade: as questões mais complexas e abstratas tornam-se compreensíveis porque são traduzidas por desenhos e gráficos,
- Exemplos: são utilizados elementos de comparação da vida real das pessoas para facilitar a compreensão dos conceitos
- Concisão: a explicação de um assunto é feita no tempo “real” necessário para sua compreensão,
- Avanço seguro: o conhecimento é construído de forma cumulativa sequencial
- Exercícios: a resolução exaustiva de problemas é utilizada para a aprendizagem da matemática
- Desigualdade: o ritmo de aprendizagem de cada aluno é respeitado
- Meritocracia: um prêmio é dado a cada aluno na medida em que seu esforço e talento são reconhecidos.


Vamos lá.....

0 comentários:

Postar um comentário